LAGOA QUENTE DE PIRAPITINGA
A Lagoa foi um dos primeiros lugares onde foram encontradas fontes de águas quentes na região de Caldas Novas, no século XVIII, 1722. Por isso, possui sua importância na história da construção da cidade e do turismo local.
Segundo pesquisas; aproximadamente em 1777, bandeirantes desbravadores dos sertões do Brasil, em nome do Governo Português buscavam ouro e esmeraldas. Nesta época, descobriram nas encostas da serra, hoje Serra de Caldas Novas. Na cidade de Caldas Novas, estado de Goiás, a Lagoa Quente de Pirapitinga. Que despejava suas fontes de águas termais, diretamente no leito do rio Pirapitinga.
A Lagoa Quente de Pirapitinga abriga as nascentes mais quentes do Brasil cujas temperaturas ultrapassam os 50 graus. Na área também podemos encontrar a nascente “poço do ovo” com as águas que brotam do chão e cuja temperatura média é de 57º C próximo à nascente.
Diversão para adultos e crianças
O local logo se tornou um passeio importante para os turistas. Ao redor da lagoa foi construída então uma área de camping com um parque aquático e boa infra-estrutura com banheiros, restaurantes e saunas. Além de um espaço para esportes radicais como o arvorismo. A Lagoa Quente de Pirapitinga está localizada dentro do Lagoa Termas Parque. Um parque aquático bem estruturado e divertido, com mais de doze toboágua e diversas piscinas naturais e artificiais.
Mas para aqueles que querem um contato maior com a natureza, e querem acampar na região, é liberado o acesso ao Lagoa Termas Parque durante o dia e a uma piscina termal exclusiva durante a noite. A área de camping está localizada em um bosque de pinheiros que cria um clima delicioso. Com temperaturas amenas e bem próximo da natureza da cidade.
Com toda a infraestrutura, é possível fazer uma visita em uma manhã com as crianças e toda a família sem nenhum problema. Aproveite para relaxar nas águas termais e curtir o parque aquático, o camping e tudo que a cidade tem a oferecer.
___________________________________________________________________________________________________________________________
Como é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN
Caldas Novas em Goiás é conhecida como a cidade das águas quentes, entretanto o que muitos não sabem é que ela abriga o PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Visitar esse parque é MARAVILHOSO!!! Nele existem duas belíssimas cachoeiras com águas cristalinas!
PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Se você gosta de ecoturismo a Serra de Caldas Novas é o local perfeito para você. O parque foi criado em 1970 para preservar as áreas de captação das chuvas que abastecem o lençol termal. Ele possui uma área de 123 km2.
Segundo geólogos, a Serra de Caldas é a cratera de um vulcão extinto, que deu origem às águas quentes da região há cerca de 600 milhões de anos. Do alto da Serra a 1.043 metros de altitude, é possível avistar as cidades de Caldas Novas e Rio Quente.
No Parque Estadual da Serra de Caldas existem duas trilhas pelo cerrado brasileiro abertas ao público. São elas:
Trilha para Cachoeira da Cascatinha;
Trilha para Cachoeira do Paredão.